Notícias 17 Nov 2020 Gaienses não pagarão mais pela água em 2021 Aumento da tarifa não se refletirá na conta
O executivo municipal aprovou, a 16 de novembro, o tarifário de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos para 2021. Estão, assim, asseguradas a manutenção, sem aumento para o próximo ano, das tarifas para os serviços de abastecimento de água e saneamento, apesar da evolução de preços decorrente da inflação; a manutenção da significativa redução da taxa de resíduos sólidos urbanos, autorizada pela ERSAR, para os clientes domésticos, dos preços das tarifas fixa e variável dos resíduos sólidos e urbanos; a manutenção da tarifa social e da tarifa familiar e, ainda, a manutenção da tabela para aplicação de um agravamento à tarifa de utilização do efluente industrial.

O consumidor não verá, assim, refletido na sua conta da água o aumento anual da tarifa da água, que será assumido pela Câmara Municipal, numa perda de receita que rondará cerca de 1 milhão de euros. "Justifica-se este esforço adicional. Este é um período de completa exceção”, defende o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, justificando a decisão "com as contingências e dificuldades” provocadas pela pandemia da covid-19.