Notícias 17 Jul 2020 GAIAaprende+ Férias com lanches gratuitos Esta medida pretende evitar o transporte de lancheiras por parte dos alunos
As medidas de prevenção adotadas para a retoma em segurança das atividades do GAIAaprende+ preveem a troca de calçado à entrada das escolas, a interdição da entrada de brinquedos ou outros objetos, a testagem de todos os colaboradores e o limite máximo de dez crianças por grupo, com um assistente operacional dedicado exclusivamente a cada um. Nesse sentido, e para evitar também o transporte de lancheiras por parte dos alunos, a Câmara Municipal de Gaia decidiu estender o reforço alimentar assegurado ao longo do ano letivo a todas as crianças do GAIAaprende+, abrangendo assim o período de férias escolares.

Por norma, durante o ano letivo, é assegurado um reforço alimentar para as crianças ou alunos do pré-escolar e do 1º ciclo que entrem até às 8h15, um lanche após as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para os alunos do 1º ciclo e o lanche da tarde para as crianças do pré-escolar que fiquem no estabelecimento após as 17h30. Com este apoio, as crianças do GAIAaprende+ Férias passaram a ter também direito a um reforço do pequeno almoço, aos lanches da manhã e da tarde e reforço deste último para aquelas que fiquem após as 17h.

Esta medida, em vigor desde o início do programa GAIAaprende+ Férias, representa um custo de cerca de 33 mil euros e resultou de uma necessidade de saúde pública e de um esforço coletivo na prevenção e controlo da pandemia, garantindo assim a prossecução do interesse público e da proteção dos direitos e interesses dos cidadãos.

O GAIAaprende+ Férias é um programa da Câmara Municipal de Gaia de apoio às famílias que, durante este período, necessitam de trabalhar e pretendem garantir um enquadramento lúdico-pedagógico para os tempos livres dos seus filhos. Teve início a 29 de junho e irá terminar no arranque do próximo ano letivo, estando, este ano, dedicado à temática «Pelos Mundos da Cultura».