Notícias e Destaques 09 Jul 2019 Gaia vai testar trotinetes a motor de uso partilhado nas orlas marítima e ribeirinha Serão disponibilizados 150 equipamentos em 19 pontos

A Câmara Municipal de Gaia e a empresa Circ apresentaram, a 9 de julho, na praia de Miramar, um projeto-piloto de trotinetes com motor que poderão circular apenas nas orlas marítima e ribeirinha. No total serão disponibilizados 150 equipamentos em 19 locais, os chamados ‘hotspots’, localizados nas proximidades do mar e da margem esquerda do rio Douro. Está previsto que as trotinetes a motor de uso partilhado fiquem colocadas em locais como a avenida Diogo Leite, o Cais de Gaia, a rua de São Pedro, a rua da Praia e o largo Padre Joaquim de Araújo, na Afurada, a avenida Agustina Bessa Luís, em Canidelo, a Infante Sagres, em Valadares, o Senhor da Pedra, a rua da Esplanada Fernando Ermida, em São Félix da Marinha, bem como na praça Nossa Senhora da Nazaré, entre outros locais.

Esta medida surge como um teste ao modelo, uma vez que "ainda existe um vazio regulamentar relativamente a esta matéria”, sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues, sendo, por isso, "fundamental o desenvolvimento de um projeto-piloto que possa sustentar um futuro Regulamento Municipal rigoroso e eficaz”.

De acordo com o protocolo de cooperação estabelecido, existem regras que deverão ser cumpridas, como por exemplo a proibição de parquear trotinetes "em acessos rampeados, passadeiras, paragens de transportes públicos e de transportes turísticos, postura de táxis, lugares de estacionamento pago de duração limitada, destinados a pessoas com mobilidade reduzida ou reservados”. O acordo aponta que ao operador caberá remover ou relocalizar as trotinetes com motor que se encontrem estacionadas em locais proibidos ou de forma a causar obstrução à circulação e à acessibilidade e utilização de vias e passeios por outros utilizadores, por iniciativa própria e também sempre que solicitado pelo município.
Este projeto-piloto vai ser acompanhado de uma linha telefónica permanente de apoio ao utilizador.

Algumas regras de utilização das trotinetes:

- Verifique as luzes e os travões antes de iniciar o percurso;
- Use capacete durante toda a viagem;
- Circule em ciclovias e nunca em cima dos passeios;
- Respeite as regras de trânsito locais;
- Se esteve a beber, não conduza;
- Não use o telemóvel a conduzir. Pode pousá-lo no suporte;
- Estacione a trotinete no local oportuno para o efeito.

Mais informações em: https://circ.com/pt/