Gaia vai ter um Balcão de Inclusão
Notícias e Destaques 14 Jul 2022 Gaia vai ter um Balcão de Inclusão Resulta de uma parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Na próxima reunião do executivo municipal, a 18 de julho, será votada uma proposta de colaboração entre a Câmara Municipal de Gaia e o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., tendo em vista a implementação de um balcão de inclusão. O objetivo deste espaço passará por prestar às pessoas com deficiência/incapacidade um atendimento especializado, que inclui informação global e integrada sobre os seus direitos e benefícios e recursos existentes, nomeadamente prestações e respostas sociais, emprego e formação profissional, produtos de apoio/ajudas técnicas, benefícios fiscais, acessibilidades e transportes, intervenção precoce e educação, apoiando-as na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta.

Deste modo, o Município de Gaia irá afetar um espaço no local de atendimento ao público, com condições de acessibilidade para estes utentes, dotando o mesmo com meios informáticos adequados para acesso à Internet e utilização de bases de dados informativas; irá afetar um técnico municipal a tempo integral ou parcial; assegurar a divulgação local do serviço; e garantir o preenchimento do formulário online para registo de dados de atendimento.