Notícias e Destaques 16 Set 2019 Gaia vai acolher o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do país O Município irá ceder o espaço e terá uma participação na verba

Na reunião de câmara de 16 de setembro, o executivo municipal aprovou o protocolo que irá permitir que Gaia acolha o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do país. A autarquia de Gaia viu aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental que visa a construção deste posto, num investimento que ronda os 1,5 milhões de euros (metade paga pelo Fundo Ambiental e outra metade suportada pela Câmara e parceiros da candidatura). "O Município cede o espaço e tem uma participação na verba, mas nada tão significativo como a do fundo Ambiental ou a dos parceiros [empresas do setor e gasolineiras]. E uma das mais-valias é que quando o Município vier a ter, como se prevê no futuro, veículos movidos a hidrogénio, poderá abastecer lá", referiu Eduardo Vítor Rodrigues. A Câmara vai ceder, em regime de direito de superfície, parte de um terreno localizado na rua Almeida Garrett, na freguesia de Oliveira do Douro, confinante com o Parque da Lavandeira. O acesso ao posto será feito através de uma via dedicada exclusiva e a infraestrutura estará enquadrada na legislação europeia em vigor.