Notícias e Destaques 22 Abr 2020 Gaia substitui iluminação atual por tecnologia LED Esta medida inclui também a colocação de pontos wi-fi nos centros cívicos do concelho

A iluminação pública de Vila Nova de Gaia vai ser substituída por luminárias LED que, além de mais eficientes, vão também permitir ao município uma poupança superior a 30% na fatura anual.

O investimento, de 15 milhões de euros, será feito pela empresa privada que vier a ganhar o concurso para a substituição das 50 mil lâmpadas do concelho. "Trata-se de um modelo testado em Lisboa e no Porto. A empresa faz a substituição e é remunerada anualmente pelo município, o que nos permite ter 30% de poupança anual, o equivalente a cerca de 1.8 milhões de euros", refere Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

Esta medida permitirá também que os candeeiros dos centros cívicos, quer do centro da cidade, quer das freguesias, passem a ter pontos wi-fi para acesso à Internet.