Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia repete vinte Bandeiras Azuis em 2022
Notícias e Destaques 29 Abr 2022 Gaia repete vinte Bandeiras Azuis em 2022 Júri Internacional volta a atribuir o pleno às zonas balneares do concelho
 
Em 2002, todas as praias do município de Vila Nova de Gaia reúnem as condições de qualidade para serem distinguidas com a Bandeira Azul. Este prestigiado galardão, deliberado por um júri internacional, pressupõe o cumprimento de um conjunto de 32 critérios que integram os domínios da Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental de Equipamentos e Segurança e Serviços.



Gaia é assim, uma vez mais, o segundo concelho do país com mais distinções, estando reunidas as condições para hastear vinte Bandeiras Azuis na época balnear de 2022, 19 em águas balneares (trinta praias concessionadas) e uma na Marina de Gaia.

Portugal conta este ano com um total de 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão. De acordo com o presidente da Associação Bandeira Azul Europa (EBAE), José Archer, o número este ano "é quase 15 vezes superior ao número de há 25 anos".

As 393 praias costeiras e fluviais distinguidas com este selo internacional estão distribuídas por 102 municípios – 82 no Norte, 50 no Centro, 77 no Tejo, 40 no Alentejo, 86 no Algarve, 42 nos Açores e 16 na Madeira.