Notícias e Destaques 20 Mai 2020 Gaia repete o pleno de bandeiras azuis A época balnear no concelho tem início a 15 de junho

«De volta ao mar, com a atitude de mudar». Será, também, com este lema que arrancará, a 15 de junho, a época balnear em Vila Nova de Gaia, num ano em que, à semelhança do anterior, o concelho repete o pleno das vinte praias com bandeira azul. Gaia mantém-se como o segundo concelho do país com mais praias distinguidas, depois de Albufeira.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "a reconquista da Bandeira Azul nas nossas praias resulta da aposta desta autarquia na manutenção, e em muitos casos até na melhoria, das condições, quer para os gaienses, quer para quem nos visita, o que faz, ainda, com o que o nosso concelho esteja entre os que tem um maior número de praias com classificação ‘qualidade de ouro’. Para continuar a garantir a excelência, temos levado a cabo um trabalho contínuo que conta com o enorme empenho de diversos departamentos e empresas municipais e várias entidades externas”. Recorde-se que o ano passado Vila Nova de Gaia recebeu uma nova distinção, com a atribuição da bandeira azul à praia de São Félix da Marinha.

Na edição de 2020, o galardão chega a 360 praias, o que representa cerca de 60% da totalidade das praias portuguesas. Gaia surge, assim, uma vez mais, muito bem representada no mapa das praias que melhor aliam critérios como a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.

Para esta época balnear com mais regras e precauções acrescidas, até 30 de setembro (data do término), está previsto um alargamento das zonas de concessão, para que haja mais espaço e estejam mais praias vigiadas. A somar a isto, a adesão ao sistema de semáforo é uma opção, caso o seu uso venha a ser generalizado. A autarquia pretende ainda garantir a segurança dos utentes, colocando postos de higienização das mãos à entrada das praias e módulos de casas de banho. A Câmara Municipal vai, também, colocar sessenta jovens como "assistentes de praia” para sensibilizar os utentes para as medidas de prevenção da Covid-19 nas zonas marítimas e fluviais do concelho. Apesar dos constrangimentos atuais, em Gaia tudo está a ser preparado para que as pessoas tenham um verão em segurança.

Listagem das bandeiras azuis em Gaia: