Notícias e Destaques 07 Nov 2019 Gaia recebeu o I Encontro Intermunicipal do VOAHR Municípios Evento realizou-se a 5 de novembro, no Auditório Municipal de Gaia

A Área Metropolitana do Porto, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Pista Mágica organizaram, a 5 de novembro, no Auditório Municipal de Gaia, o I Encontro Intermunicipal do projeto VOAHR Municípios (Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência). Esta iniciativa, que contou com a presença de cerca de 195 pessoas (entre oradores, público e convidados especiais) assinalou, ainda, a comemoração do Dia Internacional do(a) Gestor(a) de Voluntariado. No encontro estiveram representantes dos 14 investidores sociais do projeto – os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

O VOAHR Municípios é um projeto de inovação social que pretende dinamizar o voluntariado a nível local e aumentar o seu impacto a nível municipal, tendo já alcançado 1.250 pessoas através de ações de capacitação. A Pista Mágica – Escola de Voluntariado é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento. A sua missão é educar para o exercício de um voluntariado que efetivamente resolva os problemas das pessoas vulneráveis e do mundo. Como tal, dedica-se à capacitação e formação de todos agentes da solidariedade em Portugal, especificamente na área do voluntariado.

"O voluntariado é muito importante, mas ainda não é ‘sexy’, apesar de estar provado por vários estudos científicos que as pessoas que fazem voluntariado são mais felizes, têm uma esperança média de vida maior e têm maior qualidade de vida. O voluntariado faz bem a quem o faz e quem dele beneficia”, disse Sónia Fernandes, diretora da Escola de Voluntariado Pista Mágica.

O objetivo do VOAHR passa por, através de uma "metodologia inovadora de capacitação”, formar todos os agentes de voluntariado, nomeadamente câmaras municipais, organizações sem fins lucrativos, empresas que fazem voluntariado corporativo, entidades educativas, entre outras.
Enquanto promotora deste projeto, a Pista Mágica espera, em três anos, aumentar em sete mil o número de voluntários nos 14 municípios aderentes da AMP, o que significa o aumento de meio milhar de voluntários em cada município.

O I Encontro Intermunicipal VOAHR Municípios reuniu, assim, os vários parceiros do projeto, que apresentaram as melhores práticas locais. Um dos destaques do programa foi o lançamento da versão portuguesa do "Manual Completo de Gestão de Voluntariado” com a presença de um dos dois autores, o norte-americano Rick Lynch.