Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia quer acabar com epidemia de VIH até 2030
Notícias e Destaques 16 Set 2022 Gaia quer acabar com epidemia de VIH até 2030 Município vai aderir à Rede Fast Track Cities
 
A Câmara Municipal de Gaia vai aderir à Rede Fast Track Cities (cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH), juntando-se a outras cidades portuguesas, como Porto, Lisboa, Seixal, Setúbal e Odivelas. A autarquia pretende, assim, dar resposta à Agenda de Desenvolvimento Sustentável no que diz respeito a este problema, procurando acabar com esta epidemia até 2030. Esta proposta será discutida na próxima reunião do executivo municipal, a 19 de setembro. A adesão não implica qualquer compromisso financeiro. 

Os objetivos passam por permitir que os municípios assumam o compromisso de atingir zero estigma relacionado com o VIH, zero mortes associadas à SIDA e que cumpram a meta dos 95-95-95 até 2030, ou seja, 95% das pessoas que vivem com VIH sabem o seu estado serológico, 95% das pessoas que sabem que o seu estado serológico é positivo estão em tratamento antirretroviral e 95% das pessoas em tratamento tem cargas virais suprimidas. 

De acordo com a Declaração de Paris, os municípios que aderem a esta rede comprometem-se a fornecer acesso sustentado a testes, tratamentos e serviços de prevenção do VIH de qualidade, incluindo a profilaxia pré-exposição, numa abordagem abrangente para acabar com a epidemia do VIH que também aborda outros problemas, como a tuberculose, hepatites virais, infeções sexualmente transmissíveis, saúde mental, distúrbios de uso de substâncias e comorbidades associadas ao envelhecimento com o VIH. 

Depois de assinado o protocolo e numa parceria com o IAPAC (International Association of Providers of AIDS Care), o Município de Gaia irá constituir a rede Fast Track Cities, que visa integrar as entidades formais e comunitárias para discussão de planos, iniciativas e medidas. Esta rede inclui um portal web que permite que todas as cidades relatem o seu progresso. 

De referir que a Rede Fast Track Cities foi lançada em 2014 pela Declaração de Paris, no Dia Mundial da Luta Contra a Sida, numa reunião com representantes de vários municípios de todo o Mundo e diferentes organizações internacionais. Além dos municípios envolvidos, esta rede conta com quatro principais parceiros, nomeadamente: a International Association of Providers of AIDS Care, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH/AIDS, o Programa de Aglomerados Humanos (ONU-Habitat) e a Cidade de Paris.