Notícias e Destaques 12 Jan 2021 Gaia promove o Diálogo Jovem para (re)descobrir a União Europeia EU/ON SCALING UP aprovado pelo Erasmus+, Juventude em Ação
A Câmara Municipal de Gaia viu o seu projeto «EU/ON SCALING UP» ser aprovado pelo programa Erasmus +, Juventude em Ação. Destinado a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, que irá abranger cerca de 500 participantes a nível nacional, o projeto pretende criar momentos de debate e diálogo jovem com decisores políticos e peritos em políticas de juventude, que promovam soluções sobre as temáticas dos valores europeus, cidadania europeia, direitos de juventude, participação digital, coesão social, ação climática, futuro da Europa, entre outros.

O EU/ON SCALING UP promove sete ações a nível nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores numa "viagem” de (re)descoberta e projeção da União Europeia. Neste âmbito, será organizado um roadmap nas capitais de distrito (EU/ON THE ROAD), contemplando atividades de educação não- formal/grupos de trabalho com jovens, bem como mesas redondas/seminários com jovens, decisores políticos e peritos em políticas de juventude. No final do projeto, em 2022, realizar-se-á um seminário final - EU/ON SCALING UP SEMINAR - em Vila Nova de Gaia.

O projeto dá continuidade à visão da Câmara Municipal de Gaia para a juventude, pretendendo criar oportunidades para a promoção de novas abordagens das políticas de juventude locais, nacionais e europeias e envolvendo os jovens nas decisões que afetam as suas vidas e as comunidades.