Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia presente na 9.ª edição do BioBlitz
Notícias e Destaques 08 Mai 2023 Gaia presente na 9.ª edição do BioBlitz Município disponibiliza diariamente quatro oficinas pedagógicas
 
A Fundação de Serralves está a promover, até 14 de maio, a 9.ª edição do BioBlitz, um evento pedagógico e científico dirigido à comunidade educativa, público em geral e famílias. A iniciativa tem o apoio da Lipor e dos municípios associados. Centrado nas temáticas da educação e sensibilização para a biodiversidade, ambiente e sustentabilidade, o evento procura dar a conhecer a fauna e a flora do parque de Serralves através da conexão entre metodologias exploratórias, científicas, artísticas e culturais. Trata-se de "uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, inspirada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 «Proteger a vida terrestre».

O Município de Gaia está presente, disponibilizando uma programação diária de quatro oficinas pedagógicas, para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, distribuídas pelas seguintes áreas: «Pintura Natura» (pintura com pigmentos naturais), «Milho para pardais» (comedouros sustentáveis) e «Os polinizadores» (robótica). 

Este ano, o Bioblitz realiza-se de forma exclusivamente presencial para a comunidade educativa na semana de 8 a 12 de maio e para as famílias e público em geral no fim de semana de 13 e 14 de maio. É uma oportunidade única para o conhecimento da biodiversidade através de uma programação diversa no parque de Serralves, aberto a todos.
PROGRAMA FAMÍLIAS  
Datas: 13 e  14 MAI 
Horário: 10h30|11h30|14h30|15h30

Oficina 1 | Pintura Natura – Pintura com pigmentos naturais | Direcionada para o 1.º e 2.º ciclo de ensino;
Sinopse: "Pintura Natura”, nesta atividade os participantes serão convidados a realizar uma atividade de pintura, através de identificação pigmentos naturais, existentes no meio envolvente. Serão selecionados alguns pigmentos naturais, que juntamente com água e cola branca, irão produzir as tintas com que será realizada a atividade de pintura.

Oficina 2 | Os polinizadores – Robótica | Direcionada para o pré-escolar e 1.º ciclo de ensino;
Sinopse: "Os polinizadores” consiste numa atividade de programação para crianças, realizada com recurso à exploração de robôs polinizadores "Bee-bot”. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o processo de polinização, ao programarem as suas abelhas robô e recriarem, assim, o percurso de polinização.