Gaia obteve selo máximo da Rede de Municípios «Amigos da Juventude»
Notícias e Destaques 31 Mai 2023 Gaia obteve selo máximo da Rede de Municípios «Amigos da Juventude» Políticas de juventude distinguidas pela Federação Nacional das Associações Juvenis

As políticas de juventude de Vila Nova de Gaia obtiveram o selo máximo da rede nacional de municípios «Amigos da Juventude», naquele que é o escalão máximo que pode ser atribuído e que traduz um reconhecimento de excelência por parte da Federação Nacional das Associações Juvenis. A cerimónia de atribuição realizou-se em Pinhel no passado dia 26 de maio. Relembre-se que em 2022 Gaia já tinha obtido o galardão máximo.

"Este tipo de distinção representa um estímulo para continuarmos com o nosso trabalho em prol das diferentes juventudes de Gaia. No entanto, a responsabilidade aumenta diariamente: estou certo de que o novo Plano Municipal das Juventudes 2.0 colocará Gaia num patamar ainda superior”, destacou Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal, com o pelouro da Juventude.
Em concreto, Gaia cumpriu todos os nove critérios exigidos, nomeadamente: Conselho Municipal de Juventude; Plano Municipal da Juventude de Gaia; Apoio Direto ao Associativismo Juvenil; Políticas de Apoio à Iniciativa Jovem; Pelouro da Juventude; Divisão de Juventude; Plano de Investimento Municipal no Setor da Juventude; Mecanismos e Ferramentas de Cogestão; Espaços para Associações e Projetos de Juventude.

"O novo Centro das Juventudes de Gaia e os novos projetos que vão surgir têm sempre uma premissa presente: não deixar ninguém para trás. Mas este prémio é, sobretudo, o reconhecimento aos jovens, que propõem e respondem afirmativamente aos desafios”, esclarece Elísio Pinto.

Na mesma semana, Gaia marcou presença na delegação portuguesa do 5.º evento europeu da Europe Goes Local, um dos mais importantes projetos europeus da área da juventude e que pretende aproximar os objetivos de juventude da Europa dos diferentes municípios.