Gaia mantém desconto no IRS em 2022
Notícias e Destaques 05 Mai 2022 Gaia mantém desconto no IRS em 2022 A primeira redução verificou-se em 2021

A possibilidade de as autarquias devolverem parte do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aos seus munícipes está prevista na lei, mas cabe a cada uma decidir se e quanto o quer fazer. No sentido de minimizar as dificuldades dos cidadãos em períodos de exceção, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, à semelhança do que fez em 2021, vai reduzir a taxa de participação de 5% para 4%, no que diz respeito ao IRS, abdicando, assim, de 1% desta receita.

Este benefício tanto se aplica ao cidadão que recebe como ao que paga IRS. Por outras palavras, no momento do acerto de contas, se tiver imposto a receber e o Município der o desconto, o valor a receber será maior; por sua vez, caso tenha de pagar, a fatura será mais leve. Para usufruir deste benefício, no caso de Vila Nova de Gaia, basta ter residência fiscal no concelho e ter coleta do imposto.