Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia Jovem+ pretende reforçar o voluntariado
Notícias e Destaques 06 Out 2022 Gaia Jovem+ pretende reforçar o voluntariado Para jovens que vivam no concelho, com idades entre os 14 e os 25 anos
 
Vila Nova de Gaia vai avançar com o Programa Gaia Jovem+ com o objetivo de promover e estimular a prática de voluntariado, como meio de aquisição de competências. Trata-se de um programa de voluntariado jovem que visa proporcionar aos gaienses, com idades entre os 14 e os 25 anos, oportunidades de ocupação de tempos livres e de exploração vocacional e profissional. 

A Câmara Municipal de Gaia pretende, com este programa, promover a participação juvenil na vida da comunidade, através de projetos que desenvolvam uma cidadania ativa, envolvendo os agrupamentos escolares e outras instituições de ensino, e implementando projetos que contribuam para a prevenção de comportamentos de risco nos jovens, promovendo, assim, o desenvolvimento pessoal e uma adequada integração na vida económica, social e cultural. Assim, mediante trabalho voluntário de curta duração, os jovens envolvem-se em projetos e eventos desenvolvidos diretamente ou em parceria pelos serviços da Câmara Municipal de Gaia. Serão atividades pontuais, variando de acordo com a especificidade do projeto concreto, envolvendo diferentes áreas tais como ambiente, saúde, educação, ação social, desporto, cultura, urbanismo, comunicação, entre outros. Além das atividades práticas, poderão existir módulos complementares de formação e acompanhamento destinados aos membros da Bolsa de Voluntariado Gaia Jovem+. 

Os interessados em entrar na Bolsa de Voluntariado e que cumpram os requisitos deverão preencher um formulário que em breve estará disponível no site do Município, no balcão virtual ou no GAM (Gabinete de Apoio ao Munícipe). Os projetos com necessidade de voluntariado serão oportunamente divulgados.