Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 25 Ago 2020 Gaia integra projeto internacional contra planta invasora A erva-das-pampas é considerada uma das plantas invasoras mais nocivas no Arco Atlântico
 
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia integra um projeto internacional de luta contra a planta conhecida por erva-das-pampas (cortaderia selloana), uma invasora agressiva com proliferação tanto em áreas naturais como em áreas alteradas pelo homem. O projeto «LIFE+ Stop Cortaderia – medidas urgentes para controlar a propagação de erva-das-pampas no Arco Atlântico» tem como principal objetivo a implementação de uma estratégia transnacional para lutar contra a erva-das-pampas no Arco Atlântico, de Portugal até França, passando pela costa Cantábrica. Com coordenação da Organização Não Governamental (ONG) AMICA tem, para além da autarquia de Gaia, parceria com uma aliança de ONG espanholas e com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra. 

A erva-das-pampas é considerada uma das plantas invasoras mais nocivas no território do Arco Atlântico devido à sua capacidade de transformar e degradar habitats naturais e humanizados, de provocar problemas graves de saúde pública, como alergias, e também a nível económico. Assim, controlar as plantas existentes quando estas ainda estão presentes em pequeno número é a opção mais fácil, sustentável e económica. Classificada como uma planta invasora, é interdita a sua detenção, cultivo, criação, comércio, introdução na natureza e o seu repovoamento. 

Os cidadãos podem colaborar alertando para focos de invasão na página disponibilizada pela iniciativa, ou através da aplicação móvel, que poderá ser descarregada no mesmo endereço. 

O investimento total é de 3 milhões e meio de euros, 52% dos quais financiados pela União Europeia, e inclui vinte ações a desenvolver ao longo dos quatro anos de duração do projeto, que está em vigor desde 1 de outubro de 2018 e tem a sua conclusão prevista para o dia 30 de setembro de 2022.

Para mais informações, a autarquia disponibilizou o e-mail lifestopcortaderia@cm-gaia.pt.