Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia homenageou 13 personalidades no Dia do Município
Notícias e Destaques 21 Jun 2022 Gaia homenageou 13 personalidades no Dia do Município Foram entregues as medalhas de mérito municipal
 
O dia 20 de junho assinala o Dia do Município em Vila Nova de Gaia, sendo, por isso, e como manda a tradição, um momento para homenagear os «nossos», aqueles que durante o último ano mereceram o apreço e o reconhecimento por parte da cidade. "Dois anos volvidos, voltamos a um momento de encontro para evocar o Dia do Município, um município que se construiu há pouco mais de 500 anos”, começou por dizer Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia. Fazendo referência aos últimos anos de combate à pandemia de covid-19 e a todo o trabalho em rede que fez do Município de Gaia uma referência a nível nacional, Eduardo Vítor Rodrigues assumiu a vontade de homenagear todos os agentes que contribuíram para este combate: "se pudesse, hoje seriam homenageadas todas as pessoas, individuais e coletivas, que trabalharam ao longo deste tempo de uma forma absolutamente extraordinária. Não posso, não porque não consiga identificá-las, mas porque seriam muitas e quando atribuímos muitas medalhas, tendemos a parecer que as desvalorizamos”. 

Neste dia especial, Gaia homenageou, assim, 13 personalidades e entidades cujo trabalho é digno do apreço e reconhecimento do Município. João Pedro Matos Fernandes, antigo ministro do Ambiente e da Transição Energética e atual deputado à Assembleia da República, recebeu a medalha de honra e o título de «Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia», pelo notável contributo prestado nos projetos de expansão da rede de Metro e requalificação da frente fluvial do rio Douro. O mesmo título foi entregue a Jorge Nuno Pinto da Costa, por ocasião da celebração dos quarenta anos de presidência do Futebol Clube do Porto, pela excelência da carreira como dirigente desportivo e pelo notável contributo prestado ao dirigismo do futebol português e mundial. 

A Câmara de Gaia entregou, ainda, a medalha de mérito cívico, grau ouro, a Manuel Moreira da Silva, pela relevância do seu percurso autárquico, nomeadamente como presidente da junta de freguesia de Crestuma, bem como pela sua atividade como dirigente associativo local. A mesma distinção foi recebida por Manuel da Silva Maia, pelo seu percurso de vida e dedicação ao Movimento Associativo na freguesia de Serzedo. 

Rui Reininho, pelo seu notável percurso artístico e relevante contributo prestado à cultura em Portugal, recebeu a medalha de mérito cultural, grau ouro. 

As medalhas de mérito desportivo, grau ouro, foram entregues a Manuel Gomes Pereira, pela relevante carreira como dirigente desportivo, e a Mário Marques dos Santos, pelo papel desempenhado no dirigismo desportivo, nacional e internacional, e pelo contributo prestado ao desenvolvimento da canoagem em Portugal. 

Foram, também, entregues cinco medalhas de mérito profissional, grau ouro, ao Juiz Conselheiro, José Lameira, pela notável carreira ao serviço da magistratura portuguesa, reconhecida com a sua eleição para as funções de vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura; a José Eduardo Pinto da Costa, a título póstumo, pela excelência do seu percurso académico e científico e pelo notável exercício da medicina; a Manuel Martins de Carvalho, pela atividade empresarial na área da restauração; a Miguel Graça, diretor do gabinete executivo do Secretário-Geral da ONU, pela sua notável carreira e inspirador percurso profissional; e a Mónica Gonçalves, pela sua carreira como gestora hoteleira. 
Por fim, foi entregue a medalha de mérito empresarial, grau ouro, a Ricardo Bastos, pela liderança empresarial de excelência.

A cerimónia terminou com um momento musical pelo projeto Miramar de Frankie Chavez e Peixe.