Notícias 13 Jan 2021 Gaia formalizou candidatura a Capital Europeia da Juventude Candidatura de Gaia foi redigida, na sua maioria, por jovens
É oficial! O Município de Gaia submeteu a sua candidatura a Capital Europeia da Juventude 2024. O documento, com destino ao Fórum Europeu da Juventude, foi enviado a 12 de janeiro pelo vereador da Câmara Municipal de Gaia, com o pelouro da juventude, Elísio Pinto, e o momento foi assinalado de forma simbólica.

Foi o culminar de um processo de criação da carta, que envolveu jovens e técnicos de juventude. Foram os jovens, aliás, os principais responsáveis pela elaboração de um documento que segue agora para avaliação por parte do Fórum Europeu de Juventude.

O processo de candidatura #Gaia2024 contou com os contributos de jovens e da sociedade civil. A carta de candidatura está assente em seis eixos: direitos dos jovens, participação, Europa, combate às alterações climáticas, inclusão e inovação social e qualidade no trabalho com jovens.

Rui Teixeira, Bruna Rodrigues, Mariana Moreira, Nuno Can, Tiago Cunha e Rita Gonçalves participaram na redação do documento, cujo conteúdo será revelado muito em breve. A tradução esteve em cargo de Catarina Rodrigues, jovem gaiense que venceu o "Juvenes Traslatores”, em 2018.