Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Vila Nova de Gaia
Notícias e Destaques 08 Jun 2022 Gaia é uma das melhores cidades do país para viver Concelho conquistou Marca Estrela na dimensão Viver Nacional
 
Já foram divulgados os resultados da 8.ª edição do Portugal City Brand Ranking do Bloom Consulting, um estudo que analisa os melhores municípios para negócios, para visitar e para viver, a nível nacional. Estes resultados derivam de uma análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais e, à semelhança de edições anteriores, Vila Nova de Gaia volta a surpreender. 

No top 25 nacional verificaram-se algumas oscilações relativamente à edição anterior, mas Vila Nova de Gaia (à semelhança de Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra e Sintra) consolidou-se como uma das marcas com melhor desempenho entre os 308 municípios portugueses. 

Em relação a posições, a Marca Vila Nova de Gaia teve, uma vez mais, uma extraordinária prestação, mantendo a sexta posição nacional e a terceira a nível regional, e melhorando em duas das três dimensões, com a conquista da distinção de Marca Estrela na dimensão Viver Nacional. Em suma, Gaia conquistou um excelente resultado em duas das dimensões em análise, nomeadamente: visitar, passando de 10.º para 7.º lugar nacional, e mantendo a posição regional; e no viver, subindo do 11.º lugar para o 6.º. Apenas nos negócios teve uma descida, passando de 4.º para 13.º, mantendo, no entanto, a posição na região norte. 

As pesquisas online globais de 2021 por Vila Nova de Gaia cresceram mais de 20% comparativamente com 2020, sendo «hotéis», «restaurantes», «acesso à saúde», «renda», «emprego» e «Câmara Municipal» os temas mais procurados, sendo que os dois primeiros foram os que mais cresceram.  

Por fim, de realçar que, tal como afirmou Filipe Roquette, sócio diretor da Bloom Consulting, esta edição fica "marcada pelos primeiros passos no progressivo retorno à normalidade, esperando-se que o turismo, os negócios e as movimentações de talento voltem aos níveis registados antes da pandemia”.