Bombeiros Voluntários
Notícias e Destaques 23 Mar 2022 Gaia é o município que mais apoia os Bombeiros Voluntários Informação está plasmada no relatório da auditoria do Tribunal de Contas

Em 2019, a Câmara Municipal de Gaia apoiou as seis corporações de bombeiros voluntários do concelho em cerca de 733 mil euros, sendo, por isso, a nível nacional, o município que mais apoio financeiro assegura às corporações. Esta é uma das conclusões do relatório global do Tribunal de Contas sobre o financiamento pelos municípios de corpos e associações de bombeiros. "Entre os municípios que dispõem de corpos municipais, alguns apoiaram as AHB (Associações Humanitárias de Bombeiros) de forma quase simbólica e outros contribuíram mais do que a própria ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil)”, pode ler-se no relatório. De referir que, em 2019, Vila Nova de Gaia era o segundo município do país, a seguir a Lisboa, com maior número de bombeiros, nomeadamente 562, dispersos pelas seis corporações de bombeiros voluntários e pela companhia de bombeiros sapadores.

No âmbito dos protocolos assumidos, as corporações comprometem-se sempre a apresentar o relatório e contas do ano anterior, devidamente aprovado em assembleia-geral, bem como o plano de atividades e orçamento. Devem, ainda, gerir os montantes e apresentar ao Município um relatório de atividades e contas referente à respetiva execução. O acompanhamento, controlo e gestão da execução de todos os protocolos são geridos pelo Município.

As Associações dos Bombeiros Voluntários são agentes da proteção civil e parceiros indispensáveis do município no levantamento, previsão, avaliação e prevenção de riscos coletivos, assumindo a proteção e o socorro de pessoas e bens em perigo quando situações de acidente grave ou catástrofe ocorrem. Além das atividades desenvolvidas no âmbito da proteção civil, as prestam os mais variados serviços de cariz social às populações e instituições abrangidas nas suas áreas de atuação. Para a concretização dos seus objetivos, estas associações baseiam parte da sua atividade nas contribuições recebidas pelos seus associados, pelo que este apoio da Câmara Municipal é de vital importância.