Gaia é «Autarquia Solidária»
Notícias e Destaques 02 Set 2021 Gaia é «Autarquia Solidária» Programa reconhece as boas práticas de âmbito social

A adesão do Município de Gaia ao programa «Autarquia Solidária» foi aprovada. Esta decisão representa o reconhecimento público de boas práticas de âmbito social, valorizando, assim, os municípios – câmaras, freguesias e uniões de freguesias – que trabalham em prol da comunidade e do seu desenvolvimento sustentável e solidário, colocando as necessidades dos cidadãos sempre em primeiro plano.

O programa que Gaia agora integra tem a duração de um ano e assenta em quatro ações-chave: a partilha de ações e programas solidários, através de artigos, na revista da Cidade Social, sobre as intervenções no território; a criação de momentos de partilha e formação entre entidades que fomentam ou pretendam fomentar ações solidárias; o reconhecimento das autarquias e das entidades que nos seus territórios implementam programas solidários; e a implementação de metodologias de trabalho em rede entre as autarquias aderentes ao programa.

Durante um ano, pretende-se que o «Autarquia Solidária» colabore com o poder local para fazer de cada território um lugar melhor para viver, com base em princípios e matrizes solidárias comuns.

Este programa é promovido pela Cidade Social, organização responsável, também, pela iniciativa «Município Amigo do Desporto», que envolve mais de 150 dos municípios, entre os quais Vila Nova de Gaia.