Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Gaia distinguida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais
Notícias e Destaques 16 Mar 2023 Gaia distinguida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais Autarquia recebeu selo de mérito pelas boas práticas
 
Vila nova de Gaia foi um dos municípios que receberam o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais, entidade criada em 2020 que conta com dezenas de associações portuguesas. No total, foram 54 as propostas apresentadas no âmbito da 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. Das 54, foram reconhecidas 42 candidaturas que se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos e a quem vai ser atribuído um selo de mérito.

As autarquias distinguidas dão resposta às necessidades por satisfazer dos cuidadores informais que, de acordo com o inquérito feito pelo Movimento, vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%).
Em 2021, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido esta iniciativa, recebendo 50 candidaturas, das quais 24 foram reconhecidas com o selo RACCI uma vez que se destacaram pelo cumprimento dos critérios definidos. 
Mais informações em www.movimentocuidadoresinformais.pt

Sobre o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais
Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores têm estado em destaque nos últimos tempos. E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis, que a Merck Portugal decidiu, no seguimento de um projeto corporativo global, o «Embracing Carers», lançar, em 2020, no país um movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’. Este movimento, apoiado pela Merck, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.