Gaia comemora Dia do Estudante
Notícias e Destaques 27 Mar 2023 Gaia comemora Dia do Estudante Capacidade de comunicação e gestão emocional foram temas em debate

A Câmara Municipal de Gaia, através do gabinete de juventude, assinalou o Dia do Estudante – 24 de março – com uma sessão sobre «Dificuldades da Vida Adulta», que utilizou metodologias de educação não-formal, de comunicação e de gestão emocional.

"Trabalhar as diferentes juventudes significa, também, analisar de forma próxima o fenómeno da educação. Compreendemos as dificuldades de transição para a vida adulta e tudo fazemos para que essa passagem seja feita de forma proveitosa e benéfica para os jovens. A transversalidade da juventude obriga-nos ao acompanhamento de um leque alargado de temas e a responder a um conjunto de necessidades, contexto que é desafiante, mas ao mesmo tempo aliciante”, salienta Elísio Pinto, vereador da Juventude.

O evento foi dividido em duas partes. Durante o período da manhã, o Colégio de Gaia recebeu um painel subordinado ao tema «Empoderamento dos Jovens – Exemplos Inspiradores», que contou com os testemunhos de Hermínio Alves, International Civis; Nuno Santos, Vice-Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis; e de Sofia Teixeira, da União Académica de Avintes. Houve ainda espaço para uma atividade sobre capacitação de comunicação e gestão emocional.

Já durante a tarde, no Gabinete de Juventude, foi inaugurada a exposição «Ser estudante é…ser criativo», que compila trabalhos artísticos provenientes de vários estabelecimentos de ensino. Seguiu-se o fórum «Ser estudante é impactar para a mudança”, que contou com a participação dos jovens Daniel Costa, Beatriz Couto e Bruna Rodrigues. Na onda «Ser estudante é…ser solidário», o Dia do Estudante contou também com uma doação de alimentos a favor do projeto "Cesta de Afetos”, que está a realizar uma recolha de bens alimentares e de higiene para as famílias carenciadas dos alunos do agrupamento de escolas de Vila D’ Este. O dia terminou com a atuação da Tuna da Associação Académica de Avintes.

"A comemoração de dias temáticos é um desígnio do Gabinete de Juventude. Mantemos a colaboração permanente com os diferentes estabelecimentos de ensino para que a auscultação em torno dos problemas dos nossos jovens seja constante e sem ruídos”, esclareceu Elísio Pinto.