Notícias e Destaques 18 Out 2019 Gaia atribui medalha de honra a Ramos-Horta Depois do Fórum Internacional de Gaia, o Prémio Nobel da Paz voltou à cidade para ser homenageado

Depois do anúncio feito a propósito da vinda de José Ramos-Horta ao Fórum Internacional de Gaia, o Município de Gaia entregou a medalha de honra da cidade (grau ouro) ao Prémio Nobel da Paz, numa cerimónia que decorreu a 17 de outubro, no salão nobre dos Paços do Concelho. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, recuou ao dia em que a cidade acolheu José Ramos-Horta, no âmbito da terceira edição do Fórum Internacional de Gaia. "Este dia teve uma luz especial. Quem lá esteve, sentiu que não precisávamos de ter nenhum tipo de luz adicional porque quando tomou a palavra fez-se uma luz que resultou do brilho dos olhos e das palavras que dizia. Palavras que eram sentidas e vivas, de quem passou o tempo a lutar por causas e, mesmo nos momentos mais difíceis, teve a grandiosa qualidade de não desistir”. A entrega desta medalha a uma pessoa que não é de Vila Nova de Gaia é um momento raro, mas muito simbólico. "Queremos que seja um embaixador da nossa cidade e das nossas instituições. Esta medalha foi votada unanimemente na reunião de Câmara e justificada pelo seu trajeto extraordinário enquanto pessoa, político e, sobretudo, enquanto porta-voz internacional de toda a causa de Timor Leste. Obrigado por passar a fazer parte deste grupo de gaienses que queremos que seja o espelho da sua inspiração”, concluiu o autarca.

José Ramos-Horta, por sua vez, mostrou-se sensibilizado pela homenagem, agradecendo o gesto à Câmara Municipal de Gaia. "Parabéns por tudo o que têm feito para embelezar esta lindíssima região”, afirmou.