Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Dia Internacional de Vivermos Juntos em Paz
Notícias e Destaques 16 Mai 2022 Gaia assinala Dia Internacional de Vivermos Juntos em Paz 33 escolas e 1.155 jovens aderiram à iniciativa
 
No dia 16 de maio, e ao longo de 12 horas, a Comunidade Ubuntu refletiu sobre o seu papel na construção e promoção da paz. A iniciativa inseriu-se nas comemorações do Dia Internacional de Vivermos Juntos em Paz e envolveu 33 escolas do concelho, num total de 1.155 jovens. 

Em 2020, com a tragédia da guerra na Ucrânia, torna-se essencial destacar, através de ações desenvolvidas neste dia, a importância da educação para a paz. Assim, as escolas que desenvolvem Academias de Líderes Ubuntu foram convidadas a desenvolver uma ação simbólica que marque essa intenção. A «Chama da Paz», inspirada na tocha olímpica, foi um dos momentos que uniu a comunidade educativa pelo concelho. Às 9 horas, foi acesa em cada escola aderente, mantendo-se acesa até às 21 horas. Durante esse período, os estudantes foram convidados a serem guardiões da chama da paz para que ela nunca se apague. Foi assim marcado simbolicamente o desejo de paz. 

Ao longo do dia, outras atividades foram desenvolvidas nas escolas de Gaia, nomeadamente: distribuição de materiais alusivos à paz; visionamento de filmes e documentários; atividades no domínio das artes; leituras temáticas; construção partilhada de playlists de músicas pela paz; entre outras.

Recorde-se que foi em 2017 que, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, se instituiu o dia 16 de maio como o Dia Internacional de viver juntos em Paz. Este é assim o dia em que se celebra a unidade na diversidade, com o propósito de construir um mundo sustentável de paz, solidariedade e harmonia entre os povos. A correspondência do significado deste dia com os valores Ubuntu leva a Academia de Líderes Ubuntu, projeto do Instituto Padre António Vieira, a celebrar este dia com grande ênfase. Vila Nova de Gaia foi um dos epicentros desta celebração, com as escolas do município a aderir em massa a este evento.