

No dia 12 de fevereiro, realizou-se a primeira sessão escolar da Gaia Assembleia Municipal + Jovem (GAM+Jovem), no Colégio Internato Claret e no Colégio Internato dos Carvalhos, marcando o arranque desta iniciativa com grande entusiasmo e participação ativa dos jovens.
O programa da sessão baseou-se em dinâmicas de educação não formal, explorando a literacia política e sempre orientada pelo princípio dos "3Vs" – voz, visão e vontade dos jovens.
Tendo como pilares fundamentais a democracia e a participação jovem, esta abordagem permitiu que os alunos refletissem sobre o impacto das suas ideias e do seu papel na construção de uma sociedade mais participativa. Além disso, com referência ao Plano Municipal da(s) Juventude(s) 2.0, as propostas dos jovens deputados começaram a ganhar forma, revelando um compromisso crescente com a cidadania ativa e a transformação do seu meio envolvente.
Esta sessão reforçou a importância da capacitação jovem e da criação de espaços de diálogo jovem. "A participação dos jovens é um desígnio permanente, numa onda em que todas as propostas são ouvidas e analisadas. Em Gaia, a voz das juventudes é uma realidade e tal consubstancia-se no grande desafio que é Gaia – Capital Nacional de Juventude 2025”, salienta Elísio Pinto, vereador da Juventude.
O caminho para uma juventude mais envolvida e consciente passa pela escuta ativa, pelo debate informado e pela ação concreta – valores que continuarão a guiar o projeto Gaia Assembleia Municipal Jovem.
No dia 13 de fevereiro, realizou-se a 3.ª sessão escolar da GAM+Jovem na Escola Secundária Inês de Castro, um momento essencial para o aprofundamento do debate e da capacitação dos jovens deputados. Durante a sessão, os deputados foram desafiados a desenvolver um pensamento crítico mais estruturado, consolidando as suas ideias e fortalecendo os argumentos para a proposta da sua escola. Este trabalho será fundamental para a próxima fase da GAM+Jovem, onde as propostas serão apresentadas e debatidas nas Sessões Plenárias.
Através deste processo, os jovens não só aprimoraram as suas competências de cidadania ativa e participação democrática, como também reforçaram a importância de serem agentes de mudança na sua comunidade escolar e local.
Com este espírito de envolvimento e compromisso, a GAM+Jovem continua a incentivar o empoderamento jovem e a dar voz às novas gerações na construção de um futuro mais participativo e consciente. "Trata-se de um projeto de fundamental importância para o reforço do espírito crítico e do empoderamento jovem nos seus diferentes domínios”, concluiu Elísio Pinto.