Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 21 Set 2020 Gaia apresentou no Parlamento candidatura a Capital Europeia da Juventude Município foi recebido pela Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto esta quarta-feira
As linhas orientadoras da candidatura de Gaia a Capital Europeia da Juventude 2024 foram apresentadas a 23 de setembro, na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, na Assembleia da República.

O Município pretende formalizar esta candidatura já no final do presente ano junto do Fórum Europeu de Juventude. A reunião da Assembleia da República serviu para se reforçar o caráter nacional da candidatura, cujas linhas orientadoras contaram com a participação de sete jovens. "Em Gaia, nada é feito em termos de políticas de juventude sem o contributo dos jovens. Queremos que a candidatura #Gaia2024 seja um polo de convergência à escala nacional e lusófona, potenciando o território, a língua portuguesa e os jovens que compõem tão vasto universo”, sublinha Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia. 

A candidatura #Gaia2024 teve o seu início em 2018, com a apresentação pública da visão global. Seguiu-se uma Assembleia Zero, em que foram recolhidos contributos de diversos agentes do concelho. Hoje, de entre outras iniciativas, decorrem as academias PowerUp, destinadas a capacitar os jovens de competências necessárias à efetivação da candidatura. A própria Comissão Europeia, sublinhe-se, já estabeleceu contactos junto do Município com o intuito de saber mais detalhes sobre as suas políticas de juventude. 

De referir que a candidatura regista já o apoio formal da Presidência da República e do Governo, bem como do Conselho Nacional de Juventude e Federação Nacional de Associações Juvenis e, também, de organizações de membros da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa. As sessões de apresentação das linhas orientadoras da candidatura vão continuar nos próximos tempos.