Gaia acolheu «Parlamento dos Jovens»
Notícias e Destaques 03 Abr 2023 Gaia acolheu «Parlamento dos Jovens» Diogo Teixeira eleito representante do círculo do Porto

À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, Vila Nova de Gaia recebeu a sessão distrital do «Parlamento dos Jovens», parceria entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Ministério da Educação e a Assembleia da República com o objetivo de se promover a educação para a cidadania, bem como a participação dos jovens nos diferentes temas da atualidade.

A sessão juntou 74 escolas do distrito, sendo 12 provenientes do concelho de Gaia. Num total de 250 participantes, a sessão foi a mais participada a nível nacional e, no final, elegeu Diogo Teixeira, da ES Gaia Nascente, como porta-voz do círculo na sessão posterior, que vai realizar-se na Assembleia da República. "Esta prova de confiança no Diogo enche-nos de orgulho, mas reforça-nos a responsabilidade de estarmos na linha da frente de um conjunto de políticas de juventude que se vão consubstanciar ainda mais nos próximos tempos. A todos os jovens gaienses que participaram nesta sessão, o nosso profundo agradecimento pela forma elevada como deixaram os vossos contributos e como fomentaram a participação e a voz dos jovens”, destacou o vereador da Juventude.

"Incentivar a participação dos jovens representa o fortalecimento da democracia e dos valores do diálogo. Numa sociedade que precisa cada vez mais de pontes, o «Parlamento dos Jovens» representa um alto valor acrescentado para a coesão social”, sublinhou ainda Elísio Pinto.

Subordinada ao tema «Saúde Mental nos jovens: que desafios, que respostas», a sessão distrital teve como deputado convidado Miguel dos Santos Rodrigues.