Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
“Futuro Acreditado” segue nas escolas
Notícias e Destaques 13 Abr 2022 “Futuro Acreditado” segue nas escolas Projeto vencedor GOP + Jovem 2019 aproxima jovens e empresas
 

Depois da apresentação pública realizada em janeiro, o projeto "Futuro Acreditado” atravessa agora a fase dos workshops nas escolas. No passado dia 6 de abril, na Escola Profissional de Artes e Design, realizou-se o pontapé de saída do ciclo de sessões, com a participação de cerca de 40 alunos e dois representantes de empresas de Gaia: Helena Quesado, Diretora do Departamento de Marketing Cooperativo & Recrutamento do Grupo Salvador Caetano e João Encarnação, Coordenador de Projetos da Energaia.

Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre as competências necessárias para o mercado de trabalho, profissões de futuro e desafios patentes nas atuais dinâmicas laborais. 
As principais preocupações dos jovens incidiram sobre as questões de igualdade de género, falta de condições para a retenção do talento jovem em Portugal, inclusão de jovens portadores de deficiência e falta de orientação sobre perspetivas profissionais futuras.

De referir que o evento contou com a participação de Luís Gouveia, autor do projeto no âmbito do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2019. 
Para Elísio Pinto, vereador da Juventude, "a criação de uma ponte forte entre jovens e empresas é fundamental para diminuirmos o desemprego e capitalizarmos o potencial das juventudes. Trata-se de um canal que oferece um contributo social inestimável e que pretendemos destacar no futuro com toda a determinação”, salientou. 

Para o mês de abril estão previstos mais três workshops:

19 de abril – Escola Secundária Almeida Garrett
20 de abril – Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves
27 de abril – Escola Secundária Arquiteto Oliveira Ferreira

As sessões também são abertas a jovens fora das respetivas escolas. Para manifestar interesse e formalizar participação, por favor enviar um e-mail para juventude@cm-gaia.pt