Notícias 29 Jan 2021 Fundo de Emergência de Gaia com verba superior a um milhão de euros Destina-se a apoiar associações culturais, desportivas e instituições sociais
A Câmara Municipal de Gaia vai criar um Fundo de Emergência Covid-19 com verba máxima superior a um milhão de euros, com a finalidade de prestar apoio a associações culturais, desportivas e instituições sociais. A proposta será votada na próxima reunião do executivo municipal, no dia 1 de fevereiro.

Assim, as associações culturais poderão usufruir de uma verba de 60 mil euros, as associações desportivas de 130 mil e as instituições sociais de 900 mil euros.

O objetivo passa por assegurar a comparticipação nos prejuízos efetivos decorrentes do encerramento de atividades e serviços passíveis de gerar situações irreversíveis de insustentabilidade, bem como no aumento de despesas decorrentes das exigências resultantes da pandemia e, ainda, à perda de receitas decorrentes do adiamento ou cancelamento de atividade regular. A verba em causa poderá ser revista em caso de necessidade.

Todos estes apoios serão de caráter excecional e temporário, visto que estarão limitados consoante a evolução da pandemia e respetivas medidas adotadas nesse contexto.