Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Fórum Cultural de Gulpilhares tem novas instalações
Notícias e Destaques 06 Jun 2022 Fórum Cultural de Gulpilhares tem novas instalações Construção da sede contou com o apoio da Câmara Municipal
 
As novas instalações do Fórum Cultural de Gulpilhares foram inauguradas a 4 de junho pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Patrocínio Azevedo. Na cerimónia, em que marcaram também presença o presidente da União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, Alcino Lopes, e o presidente do Conselho Diretivo da instituição, Ramiro de Sousa Lopes, o autarca destacou tratar-se de uma "escola de música de referência nacional” e aproveitou para deixar desejos de sucesso "ao professor Ramiro Lopes, ao Fórum Cultural de Gulpilhares e à comunidade escolar, em mais esta etapa da vida desta instituição de referência”.

A construção da nova sede, recorde-se, contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Gaia, através de um acordo de colaboração entre as duas entidades, no valor global de 100 mil euros. No âmbito daquele acordo, a associação terá de cumprir alguns parâmetros, como a aplicação correta do apoio municipal, a garantia da plena utilização das infraestruturas culturais objeto de apoio, a cooperação com o Município em ações culturais de interesse local através da cedência das instalações, entre outros.

Enquanto associação que tem como finalidade a promoção e divulgação do ensino da música, o Fórum Cultural de Gulpilhares pretende alargar horizontes, apostando no ensino artístico especializado da música nos níveis de iniciação, básico e secundário, em regime articulado e supletivo. Além disso, as ambições de futuro passam ainda pela realização de audições e concertos destinados ao público em geral.

Após a inauguração das novas instalações da escola de música, o vice-presidente da autarquia descerrou, ainda, a placa toponímica da nova praceta, que mantém o nome Professor Joaquim Ramiro de Sousa Lopes. "Uma homenagem merecida a um dos homens que mais faz pela cultura e pela música em Vila Nova de Gaia”, afirmou Patrocínio Azevedo.