Formação desportiva tem lugar cativo no Centro Municipal Rui Jorge
Notícias e Destaques 14 Fev 2022 Formação desportiva tem lugar cativo no Centro Municipal Rui Jorge Homenageado tem uma forte ligação ao concelho, à freguesia e ao estádio

O dia 12 de fevereiro marcou o início de uma nova vida para o mítico campo de S. Tiago, em Oliveira do Douro. Depois de uma profunda requalificação, levada a cabo pela Câmara Municipal de Gaia, num investimento a rondar o um milhão de euros, esta infraestrutura reabriu ao seu público habitual e não só, dando lugar ao Centro Municipal de Formação Desportiva Rui Jorge.

O ex-futebolista português e atual treinador da equipa de sub-21 da seleção portuguesa é natural de Vilar de Andorinho, tendo vivido perto do antigo campo de futebol de Oliveira do Douro até ir viver para Lisboa, em 1998. Aliás, a ligação emotiva ao estádio foi um dos principais aspetos que destacou no seu discurso: "diz-me muito por questões familiares: o meu avô, os meus tios o meu pai, os meus amigos de infância… Todos jogaram neste campo. Isso cria um impacto grande e contribui muito para o orgulho que eu tenho por terem tomado esta decisão. Tenho muitas memórias aqui, de partidas em que estavam amigos, mas desportivamente a maior é a do jogo em que o Oliveira do Douro eliminou a Académica da Taça de Portugal. Lembro-me perfeitamente de estar atrás da baliza, tinha apenas 13 anos”.

O Centro Municipal de Formação Desportiva Rui Jorge tem mais de 7,5 mil metros quadrados e 5,6 dos quais são área de jogo. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "este novo campo servirá várias freguesias e estará ao dispor da comunidade, sendo mais uma estrutura ao dispor dos clubes para a formação das camadas mais jovens do concelho”. A oferta na área formativa é um domínio que a Câmara Municipal de Gaia reconhece como fundamental para o desenvolvimento dos jovens, contribuindo para a melhoria da saúde física e mental e para a promoção da cidadania ativa e da inclusão social.