Notícias e Destaques 10 Mai 2022 Exposição reúne contributos dos cidadãos sobre o território e os costumes de Gaia Até 5 de junho, no Centro Cívico, junto à Câmara Municipal

Até 5 de junho, a exposição «Comunidade em histórias – Memória dos lugares e pessoas de Gaia» leva ao Centro Cívico, junto à Câmara Municipal de Gaia, o resultado de uma articulação entre o Museu Ubuntu Gaia, a equipa do projeto Meu Bairro Minha Rua e a equipa de desenvolvimento de projetos Plano Diretor Municipal (PDM) participativo para dar a conhecer a história dos locais pela voz de quem os habita.

Com o objetivo de promover uma democracia participada e próxima dos cidadãos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia apostou no resgate e preservação de memórias individuais e coletivas para, a partir daí, pensar e planear a cidade. O Mapa de Memórias Coletivas que dá a conhecer o território e a sua evolução ao longo dos anos é o resultado da interação entre a equipa de desenvolvimento do PDM da Câmara Municipal e da Gaiurb e os cidadãos, que agora permite percorrer Gaia através dos tempos e na sua geografia.

Paralelamente, após anos de intervenção do projeto Meu Bairro Minha Rua – este ano distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade na categoria «Bem-estar e cidades sustentáveis» – e do Museu Ubuntu Gaia, cerca de três dezenas de contribuições individuais criaram um compêndio de histórias que guardam a memória dos territórios, dos ofícios, das tradições, das festas e das romarias, constituindo um importante património imaterial do município.

Recorde-se que o Museu Ubuntu Gaia é uma iniciativa do projeto Ubuntu no Bairro, promovido pelo IPAV - Instituto Padre António Vieira, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia através do projeto Meu Bairro Minha Rua. O projeto Ubuntu no Bairro apoiado pela iniciativa Portugal Inovação Social e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.