Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 25 Set 2020 «Eu e a Minha Reforma» já está em funcionamento Projeto pretende desenvolver hábitos de poupança e de prevenção da fraude
O programa «Eu e a Minha Reforma», promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, e que conta com o investimento social do Município de Vila Nova de Gaia, já arrancou. Vila Nova de Gaia foi o primeiro município da Área Metropolitana do Porto a acolher a sessão de arranque do projeto, no dia 22 de setembro. 

«Eu e a Minha Reforma» destina-se à população sénior, com 55 ou mais anos, dos Municípios de Gaia, Matosinhos, Porto, Maia, Santo Tirso e Valongo, com baixos rendimentos, em contexto de vulnerabilidade social e em risco de exclusão financeira e digital. Esta iniciativa pretende promover e melhorar os níveis de literacia financeira com vista à inclusão financeira e digital desta população, diminuindo assimetrias de informação e conhecimento e capacitando este público para o acesso e utilização dos serviços financeiros e digitais, o que proporcionará uma maior qualidade de vida, bem-estar, inclusão social e criação de valor económico e social.

A sua atividade central consiste num programa de desenvolvimento de competências sob a forma de Laboratórios de Literacia Financeira, onde os intervenientes desenvolvem hábitos de poupança e de prevenção da fraude, sendo, ainda, promovido o recurso responsável e consciente ao crédito. «Será que dá a devida atenção a todos os seus gastos? Verifica sempre as faturas das suas despesas mensais (água, eletricidade, telecomunicações)? Costuma utiliza os serviços digitais do seu banco? Sabe quais os seguros que são obrigatórios?» Estas são algumas das questões que serão esclarecidas.

 
A iliteracia financeira é um problema social que se agrava com o desenvolvimento dos mercados financeiros, a crescente complexidade dos produtos, serviços e instrumentos financeiros, o desenvolvimento tecnológico e digitalização ou desmaterialização da economia e a evolução e o envelhecimento demográfico, que inibe significativamente a qualidade de vida e o bem-estar de segmentos abrangentes e numerosos da população, como é o caso da população sénior, conduzindo-os a processos de empobrecimento, segregação e exclusão sociais.

Os interessados em participar neste Laboratório de Literacia Financeira devem estabelecer um contacto através do número 223 742 400, Ext. 5092 ou 5324.