Escola Municipal de Futebol, um novo paradigma de integração social
Notícias e Destaques 15 Nov 2022 Escola Municipal de Futebol, um novo paradigma de integração social Projeto já com conta com cerca de 60 crianças/jovens

Para crianças e jovens dos 4 aos 15 anos, com inscrição e mensalidades gratuitas, a Escola Municipal de Futebol, uma iniciativa da Câmara Municipal de Gaia, em colaboração com a Associação Talentos de Campeão, já conta com cerca de dez meses de funcionamento e tem alcançado excelentes resultados. Sob o lema «Desporto para todos», o objetivo passa por garantir que todos possam praticar futebol de forma totalmente gratuita (inscrição, equipamento e mensalidade), independentemente das suas capacidades e possibilidades logísticas e financeiras. Neste momento, o projeto conta com cerca de 60 crianças e jovens, do sexo masculino e feminino, que treinam nas instalações do Colégio de Gaia, para já, duas vezes por semana (quartas e sextas, às 19h30). Desde o início da iniciativa, perante a qualidade desportiva ímpar, oito atletas já foram admitidos por clubes do concelho, que garantiram a continuidade da prática desportiva sem qualquer custo para os atletas e respetivas famílias. Este projeto assume, por isso, uma vertente claramente desportiva, mas é também um fator de inclusão e apoio social, sendo uma escola para todos, independentemente do sexo ou de ser ou não portador de deficiência.

Aliás, esta é outra das características da Escola Municipal de Futebol de Vila Nova de Gaia. Destaca-se a inclusão da variante de Futebol Adaptado, para crianças e jovens com necessidades adicionais de suporte. A integração social e a prática desportiva regular são, assim, asseguradas, graças a parcerias com associações de Instituições de Solidariedade Social.

Para a concretização deste projeto no terreno, a Câmara Municipal de Gaia disponibiliza à Associação Talentos de Campeão um apoio financeiro anual, para aquisição de equipamentos (camisola personalizada, calção, meias e mochila), pagamento de salários a treinadores, preparadores físicos e apoio médico e despesas com alojamentos, transportes e refeições. Para breve, está o reforço da vertente de futebol feminino, uma necessidade sentida pelo crescente número de jovens do sexo feminino a quererem praticar a modalidade.