Notícias 21 Out 2020 Esclarecimento da Câmara Municipal Xylella fastidiosa
Têm surgido algumas críticas respeitáveis relativamente a vários abates de árvores e respetivas substituições. Sabendo-se que nem sempre é fácil passar toda a informação, importa lembrar que estamos debaixo de uma "pandemia nas árvores” em toda a região, chamada «Xylella Fastidiosa», que nos obriga a abater árvores no perímetro da bactéria, por imposição sanitária da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

O Município de Gaia orgulha-se de uma genuína preocupação com as árvores em espaço público e com espaços ambientais. Está em curso a plantação das 10 mil árvores em espaço público no âmbito do Plano Municipal de Arborização, adquirimos o Parque de Santa Luzia, estamos a terminar o Parque de São Paio, compramos o Parque da Lavandeira e a Estufa Neogótica, estamos a construir centros cívicos em diversas freguesias, entre outros projetos.

Não podemos, no entanto, deixar de cumprir estas imposições sanitárias, a bem de todos. Apesar de alguma incompreensão, garantidamente por falta de informação, estamos empenhados em espaços mais verdes e aprazíveis.