Em dia de aniversário, Batalhão conta com mais 31 Bombeiros Sapadores
Notícias e Destaques 04 Mai 2023 Em dia de aniversário, Batalhão conta com mais 31 Bombeiros Sapadores Corporação assinalou 184 anos de existência

O dia 4 de maio foi mais um marco importante na história do Batalhão de Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia. Além da celebração do aniversário (184 anos), no habitual Dia da Unidade, a data foi marcada pela realização do compromisso de honra dos 31 bombeiros sapadores recrutas. "É como muito orgulho, que hoje, damos como terminada a formação da Escola de Recrutas ‘Comandante Salvador Almeida’ que iniciou a sua formação a 1 de abril de 2022”, começou por dizer José Viana, comandante interino do Batalhão de Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia.

De salientar que a formação de um Bombeiro Sapador se divide em duas fases distintas. A primeira foi de formação teórica e decorreu entre abril e outubro, com uma carga de 930 horas de formação. Foram ministradas nove áreas formativas em componente teórica ou teórica/prática. Ainda no decorrer da primeira fase foram incluídos cinco cursos de formação base, nomeadamente de Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento em Grande Ângulo, Salvamento e Desencarceramento, Incêndios Rurais e Incêndios Urbanos e Industriais. Entre outubro de 2022 e abril de 2023 decorreu a segunda fase, correspondente ao estágio em contexto de trabalho e avaliação prática. Nesta última fase, os Sapadores Bombeiros Recrutas integraram os turnos de serviço em contexto de trabalho, e foram ainda ministradas algumas formações complementares nas áreas consideradas mais importantes e relevantes para os riscos no município. Cada Sapador Bombeiro Recruta passou por cerca de 350 horas de estágio em contexto de trabalho e mais de 400 horas de formação de aperfeiçoamento. "Quero destacar a entrega, o esforço e a dedicação de todos os formadores internos que aceitaram o desafio de sacrificar algum do seu tempo livre para participarem neste processo de formação”, salientou José Viana.

"Vila Nova de Gaia dispõe de condições únicas para ser uma referência a nível nacional através da capacidade de intervenção dos bombeiros sapadores e dos corpos de bombeiros voluntários distribuídos pelo território municipal”, afirmou José Viana, aproveitando para fazer um balanço da atividade operacional do ano passado. Foram registadas cerca de 6.600 operações de proteção e socorro, dos quais 218 incêndios urbanos, 186 incêndios rurais, 184 acidentes rodoviários e 525 missões de buscas e regaste de animais (que tiveram um aumento bastante significativo ao longo do ano 2022) e 972 intervenções no combate à vespa velutina. "Estes números vêm apenas sublinhar a existência de uma intensa atividade operacional que resulta de estarmos num município que tem um extenso e diversificado território com áreas densamente povoadas, diversas zonas industriais e comerciais, áreas florestais, uma extensa orla fluvial e marítima e diversas vias estruturantes que nos obrigam a olhar para as questões da proteção civil e do socorro de uma forma profissional e com redobrada atenção”, disse.

José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia com o pelouro da Proteção Civil, não escondeu a honra e o privilégio sentido por testemunhar aquele momento. "Estou extremamente feliz por estar aqui”, começou por partilhar o vereador, que não deixou de mencionar no seu discurso os principais desafios que esta estrutura tem pela frente, nomeadamente no que concerne ao estatuto do bombeiro profissional que, acredita, "será uma realidade em breve”. Olhando para os 184 anos passados, José Guilherme Aguiar optou por falar também do futuro de uma entidade que foi "aumentando a sua eficácia, o número de ativos, com momentos bons e menos bons, com momentos de maior aflição, mas sempre com uma postura de rigor, coesão e coragem”. O autarca deixou uma palavra final a todo o corpo ativo: "merecem toda a minha admiração e estima. Têm provado que são do melhor que existe neste país”, concluiu.