Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Edifício dos Paços do Concelho reabriu as suas portas
Notícias e Destaques 03 Mar 2025 Edifício dos Paços do Concelho reabriu as suas portas Alvo de um investimento municipal de 3,2 milhões de euros
Imagem da notícia
100 anos depois da primeira sessão municipal ali realizada, precisamente em 1925, a 1 de março foi inaugurada a reabilitação integral dos Paços do Concelho. Este edifício foi alvo de uma requalificação integral, num investimento aproximado de 3,2 milhões de euros. As obras incluíram a generalidade do piso térreo e dos primeiro e segundo andares, procurando-se minimizar a intervenção ao mínimo indispensável nas áreas do átrio, escadaria principal e salão nobre, onde se situam os elementos arquitetónicos mais relevantes e que se encontram globalmente em bom estado de conservação. 

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "esta reabilitação respeitou o projeto original e o seu arquiteto. Sentimos o peso institucional de um edifício que marca a democracia e o orgulho gaiense. As colunas da entrada representam a verticalidade que se impõe a quem cá entra. É mais um projeto que fica encerrado neste ciclo autárquico”.

Na medida do possível, a intervenção em causa implementou soluções que possibilitem a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida; manter elementos de construção e revestimentos interiores do edifício; remodelar as infraestruturas elétricas e hidráulicas; remodelar o salão nobre, garantindo a instalação do sistema de distribuição de som, conferências e sistema de distribuição de vídeo e projeção; reabilitar todas as madeiras interiores; e remodelar as zonas de circulação. 

Durante a tarde, os Paços do Concelho tiveram as suas portas abertas ao público que tivesse interesse em conhecer melhor este edifício histórico. Tratou-se de uma obra que respeitou o autor do edifício, o arquiteto Francisco d’Oliveira Ferreira, e que ao mesmo tempo (re)afirmou o peso institucional desta casa como sede da Democracia no concelho. Preservar o património, é salvaguardar a memória e a identidade coletivas. 

De referir que o edifício dos Paços do Concelho de Gaia é um exemplo paradigmático das obras do arquiteto Francisco d´ Oliveira Ferreira, e bem representativo do movimento arquitetónico do primeiro terço de 1900 em Portugal. Arquitetonicamente, o edifício é marcado por um certo ecletismo ao nível da sua conceção. Implantado num terreno de "gaveto”, todo o edifício principal foi trabalhado para os dois eixos viários que o servem. Francisco d’Oliveira Ferreira é ainda responsável por obras icónicas como o Sanatório Marítimo de Francelos e o mítico café «A Brasileira», no Porto.