
Notícias e Destaques
21 Jan 2022
Drop-in do projeto InteGrar já tem local para funcionar
Espaço estará localizado na Praceta da Fonte do Casal, no centro da cidade
Na próxima reunião do executivo municipal, a 24 de janeiro, será votado o contrato de arrendamento com os proprietários de um espaço na Praceta da Fonte do Casal, na união de freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, onde irá funcionar o drop-in do Projeto InteGrar.
O projeto «InteGrar» foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020 – e será promovido pela autarquia, em parceria com a Gaiurb, a delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES). O Norte 2020 financia, através do Fundo Social Europeu (FSE), 85% do investimento (135 mil euros), suportando o Município e os demais parceiros os restantes 15%.
Através de um conjunto de ações, pretende-se uma resposta integrada de acompanhamento da pessoa sem-abrigo, trabalhando a prevenção para o fenómeno e uma intervenção especializada com vista à reinserção social e profissional e o combate à sua reincidência. O projeto prestará um acompanhamento personalizado e contínuo a cada pessoa, através de uma equipa multidisciplinar, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilização, o empoderamento e a inclusão social. Esta inclusão assentará no plano individual mediante a motivação, as aspirações e os desejos pessoais, promovendo competências pessoais, sociais e de empregabilidade.
Pretende, ainda, a criação de um espaço de drop-in que seja uma resposta diurna, de convívio, lazer e atividades lúdico/didáticas, um espaço de socialização que potencie a procura dos serviços, o acesso a informação sobre os recursos existentes na rede social, bem como o acesso a bens de primeira necessidade e a kits alimentares. Prevê, também, ações de capacitação e empregabilidade, a criação e dinamização do grupo de autoajuda e um programa de treino de competências para a vida.