Notícias e Destaques 23 Abr 2020 Dois lares de Gaia sem resultados positivos Testes à Covid-19 realizados pela Câmara na Associação Oliveirense de Socorros Mútuos e no padre Alves Correia

Os testes realizados pela unidade de rastreio móvel à Covid-19 da Câmara de Gaia no Lar da Associação Oliveirense de Socorros Mútuos, em Oliveira do Douro, e no Lar Padre Alves Correia, no Candal, deram todos negativos para a doença provocada pelo SARS-CoV-2. Nestes equipamentos foram testados todos os utentes e funcionários, num total de 72 no primeiro caso e 122 no segundo. A autarquia aguarda agora os resultados dos testes efetuados ontem no Lar António Almeida da Costa, da Santa Casa da Misericórdia.

A unidade de rastreio móvel à Covid-19, uma iniciativa da Câmara Municipal de Gaia, começou no sábado, 18 de abril, uma viagem que irá percorrer todos os 59 lares de idosos e pessoas com deficiência do concelho. Para o efeito, a autarquia alugou uma carrinha devidamente equipada, contratou mais de uma dezena de enfermeiros e assumiu um protocolo com o Hospital de Gaia. Serão feitos testes em todos os lares, nove horas por dia e sete dias por semana, sendo expectável que o processo esteja concluído em duas a três semanas. Todos os 1.700 utentes e 850 profissionais dos equipamentos serão testados.

O primeiro lar a receber esta unidade móvel foi o de Santa Isabel, em Mafamude, no passado sábado, tendo sido detetados 51 casos positivos. Esta quinta-feira, a unidade móvel estará nas residências Montepio, na freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso.