Diálogo Jovem para (re)descobrir a União Europeia
Notícias e Destaques 29 Mai 2021 Diálogo Jovem para (re)descobrir a União Europeia Lançamento do projeto «EU/ON SCALING UP»

A Câmara Municipal de Gaia lançou, a 29 de maio, o projeto «EU/ON SCALING UP», financiado pelo programa Erasmus +, Juventude em Ação, e com o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Este projeto destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e irá abranger cerca de 700 participantes a nível nacional. Pretende criar momentos de debate e diálogo jovem com decisores políticos e peritos em políticas de juventude, que promovam soluções sobre as temáticas dos valores europeus, cidadania europeia, direitos de juventude, participação digital, coesão social, ação climática, futuro da Europa, entre outros.

O «EU/ON SCALING UP» promove sete ações a nível nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, numa "viagem” de (re)descoberta e projeção da União Europeia. A implementação do roadmap nas capitais de distrito «EU/ON THE ROAD» avança na próxima semana na região Norte (1 de junho, Braga; 2 de junho, Viana do Castelo; 7 de junho, Vila Real; 8 de junho, Bragança).

O projeto dá continuidade ao projeto «EU/ON», cuja sessão de encerramento decorreu, também a 29 de maio, na presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vitor Rodrigues, do vereador da Juventude, Elísio Pinto, do diretor da Agência Nacional da Juventude em Ação, Luís Alves, entre outros.

O «EU/ON SCALING UP» potencia a visão da Câmara Municipal de Gaia para a juventude que pretende criar oportunidades para a promoção de novas abordagens das políticas de juventude locais, nacionais e europeias; e envolvam os jovens nas decisões que afetam as suas vidas e comunidades.