Dia Internacional dos Migrantes
Notícias e Destaques 16 Dez 2022 Dia Internacional dos Migrantes Gaia Inclui-Te desenvolve uma intervenção holística junto desta população

A 18 de dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Migrantes. A Câmara Municipal de Gaia marca simbolicamente este dia, sensibilizando para a importância cada vez mais premente de incutir na sociedade os valores da tolerância, do multiculturalismo e da entreajuda.

Considerando o flagelo das crises migratórias que a Europa tem vivenciado e considerando que Portugal é o destino de inúmeros migrantes e refugiados, nasceu o projeto Gaia Inclui-Te. Trata-se de uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, promovida pelo Clube Jovem Almeida Garret e financiada pelo Portugal Inovação Social, tendo como investidor social o Município de Vila Nova de Gaia. Este projeto desenvolve uma intervenção holística junto de migrantes residentes no concelho, promovendo a sua integração na comunidade a nível académico, psicológico, social, familiar, desportivo e comunitário, mediante uma ação multidisciplinar, focada nas necessidades das crianças/jovens e das suas famílias.

No âmbito deste projeto são desenvolvidas diversas atividades com o público-alvo, destacando-se um momento recente em que as crianças e os jovens foram desafiados a recriar, através de desenho e de palavras, as suas experiências neste processo de migração. As mensagens são de inspiração e de esperança.