Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 29 Set 2016 DGS reconheceu dois serviços do Centro Hospitalar Gaia/Espinho Foi distinguida a qualidade dos serviços de cirurgia cardiotorácica e de cirurgia ambulatório.
 
A Direção-Geral de Saúde reconheceu a qualidade dos serviços de cirurgia cardiotorácica e de cirurgia de ambulatório do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. Agora acreditados com o nível «Bom» e depois de passarem pelas quatro fases do processo (candidatura, processo de autoavaliação, auditoria externa e reconhecimento), estes foram os dois primeiros serviços a concluir este mês "com sucesso o processo de acreditação, no âmbito do modelo de acreditação do Ministério da Saúde”, mencionou o centro hospitalar em comunicado. Para Belmiro Rocha, membro do Conselho de Administração do CHVNG/E, esta acreditação representa "um reconhecimento de mérito” do hospital, sendo ainda uma garantia de conformidade para o cidadão que escolhe aquele serviço.

Os serviços de pediatria/neonatologia, ginecologia/obstetrícia e cirurgia pediátrica estão prestes a obter a mesma distinção. O objetivo passa por conseguir a acreditação de qualidade de todos os serviços do CHVNG/E que vê neste processo "um reconhecimento de que são cumpridos um conjunto de ‘standarts’ que permitem garantir um nível de cuidados de excelência clínica”.

De recordar ainda que o modelo da qualidade adotado pela DGS para acreditação das unidades de saúde é o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) uma vez que é o que melhor se adequa aos critérios definidos na «Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde». Este modelo apresenta três patamares de reconhecimento de qualidade, nomeadamente «Bom», «Ótimo» e «Excelente».