Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 13 Jul 2020 Descobertos vestígios romanos junto ao Cais de Gaia Estas estruturas evidenciam a riqueza patrimonial do casco histórico da cidade
Uma obra junto ao Cais de Gaia revelou um conjunto de estruturas do período romano, edificadas a uma curta distância da margem sul do rio Douro. Os trabalhos arqueológicos estão a decorrer, pelo que as ruínas não podem ser visitadas.

O futuro destes achados não está ainda definido, mas a equipa da ERA Arqueologia, responsável pelos trabalhos, adianta que poderão representar "avanços relevantes no processo de conhecimento sobre o passado da região".

Os romanos chegaram ao território que hoje conhecemos como Vila Nova de Gaia por mar e por terra, através da estrada que ligava Olisipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga). São, por isso, numerosos os vestígios romanos que a arqueologia vai deixando a descoberto, nomeadamente nos castelos de Gaia e de Crestuma. Os vestígios da ocupação romana recentemente descobertos junto ao Cais de Gaia ajudam a testemunhar a riqueza patrimonial do casco histórico da cidade.





Créditos imagens: Era Arqueologia