Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias e Destaques 29 Ago 2016 Contrato Local de Segurança para Vila d'Este avança Secretária de Estado da Administração Interna visitou a urbanização.
A secretária de Estado da Administração Interna esteve, no dia 29 de agosto, em Vila Nova de Gaia, no âmbito do Contrato Local de Segurança (CLS) para Vila d'Este, assinado a 14 de julho último entre o Ministério da Administração Interna (MAI) e a autarquia gaiense. Isabel Oneto foi recebida na Câmara Municipal pelo vice-presidente, Patrocínio Azevedo, e ambos participaram numa reunião de trabalho com a PSP e uma comissão interministerial a propósito do CLS. 

A comitiva fez, de seguida, uma visita a Vila d'Este, em Vilar de Andorinho, onde tomou conhecimento de alguns dos equipamentos e das instituições e apoios existentes naquela urbanização. 

O CLS prevê a cooperação institucional entre o MAI e a Câmara Municipal de Gaia com vista à redução de vulnerabilidades sociais, à prevenção da delinquência juvenil e à eliminação dos factores associados ao crime no município. No caso de Gaia, o contrato tem como âmbito territorial a urbanização de Vila d'Este. 

Neste momento está em curso o Diagnóstico Local de Segurança, que procura apurar que tipos de criminalidade se verificam, se existem crianças com medidas tutelares educativas, menores sinalizados pela CPCJ, entre outros elementos. "Esperamos ter até ao final da próxima semana a maioria dos indicadores integrantes do diagnóstico para depois adotar as medidas necessárias", explicou Isabel Oneto, acrescentando que estes contratos têm "uma componente muito forte de prevenção da delinquência juvenil". 

Ao diagnóstico seguir-se-ão a formulação do plano de intervenção, altura em que será também decidida a parceria com organismos e instituições locais, a implementação das medidas e a avaliação.