Construção do centro cívico José da Silva Candoso já está em curso
Notícias e Destaques 23 Jun 2021 Construção do centro cívico José da Silva Candoso já está em curso Objetivo passa por criar um ponto de referência e de encontro

Já começou a construção do centro cívico José da Silva Candoso, em Oliveira do Douro, uma das freguesias mais populosas de Vila Nova de Gaia, albergando, de acordo com os Censos de 2011, cerca de 22.400 habitantes. Com o objetivo de criar um ponto de referência e de encontro, a Câmara Municipal de Gaia está a construir um centro cívico, num investimento a rondar os 750 mil euros, numa área adjacente ao cemitério de Oliveira do Douro e edifício da junta de freguesia, confinando com a Alameda Santa Eulália, que será também requalificada numa segunda fase.

A empreitada em curso visa criar diferentes espaços de permanência, de convívio e de lazer, bem como zonas de transição e de circulação, contemplando um parque infantil, um parque geriátrico, um auditório exterior, que irá prolongar o auditório interior existente na junta de freguesia. Complementarmente, será implementado um conjunto de melhorias na rede viária adjacente, incluindo o reperfilamento da Alameda Santa Eulália e rua Dona Maria da Costa Basto, traduzindo-se na melhoria das condições de segurança e acessibilidade e transformando de forma decisiva toda esta zona que há muito carecia de um espaço desta natureza.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, "esta obra é um justo tributo ao legado de José da Silva Candoso e ao desiderato de perenizar o seu exemplo e de o disseminar na sua terra natal”.