Notícias e Destaques 03 Ago 2020 Conhecidos os vencedores do GOP + Jovem 2020 A edição deste ano superou as expectativas, com 2.355 votos registados

O Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP + Jovem 2020) já tem vencedores atribuídos. Na área da Criatividade, Cultura e Desporto, os projetos «Parque Multigeracional de Serzedo», de Mariana Pinho, e «Jardim Sensorial», de Érica Moreira, foram os mais votados.

Já na área do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, os projetos vencedores foram «Gaia 100 Beatas», de Tatiana Pereira, e «Município Amigo do Ambiente», de Ângelo Sousa. Por último, na área de Intergeracionalidade e Voluntariado Jovem, sagraram-se vencedores os projetos «Dar Vida aos Anos», de Inês Fernandes, e «Projeto Social STOP Bullying», de Vera Santos.

Todos os projetos vencedores vão ser inseridos no orçamento municipal para 2021 e executados nesse mesmo ano. A edição 2020 contou com um montante total de 240 mil euros, num plafond de 40 mil euros para cada projeto. Foram submetidas 98 propostas, sendo 21 delas consideradas elegíveis pela comissão técnica. A plataforma registou um total de 2.355 votos por parte dos jovens de Gaia (entre os 13 e os 30 anos e com ligação comprovada ao concelho).

O GOP + Jovem pretende reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo assim a existência de uma sociedade civil forte e ativa e reforçando o compromisso com o sucesso do Plano Municipal da Juventude de Gaia. Ciente da importância desta iniciativa, a Câmara Municipal de Gaia prevê o regresso da mesma em 2021.

Resultados finais

Área: Criatividade, Cultura e Desporto
1.    Parque Multigeracional de Serzedo – Mariana Pinho – 278 votos
2.    Jardim Sensorial – Érica Moreira – 211 votos