Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Notícias 15 Out 2020 Conhecidos finalistas da bolsa «Cidade e Arquitetura» Terceira edição do programa distinguiu dois projetos de alcance concelhio
O Programa Millennium de Bolsas de Investigação «Cidade e Arquitetura» registou uma excelente adesão por parte de jovens arquitetos interessados em estudar a cidade de Gaia, sendo já conhecidos os finalistas. As bolsas foram atribuídas a dois projetos de alcance concelhio: «Arquiteturas de Veraneio no Litoral de Vila Nova de Gaia», da autoria do arquiteto Fernando Manuel Cerqueira Barros, e «Entrelinhas: Interpretação do Processo Evolutivo da Praia da Aguda», da arquiteta Marisa Carvalho Fernandes.

A terceira edição do Programa Millennium de Bolsas de Investigação «Cidade e Arquitetura» resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Gaia e a Fundação da Juventude, e visa contribuir para a proteção e preservação do património cultural nacional através da investigação científica na área da Arquitetura e Património. Incentivar os jovens arquitetos para uma carreira profissional ligada à investigação e estimular a curiosidade pelo património arquitetónico e cultural das cidades de grande e média dimensão são também grandes objetivos destas bolsas. 

Puderam candidatar-se a este programa os jovens arquitetos residentes em Portugal e até aos 35 anos de idade, oriundos de todos os estabelecimentos de ensino superior e inscritos na Ordem dos Arquitetos. Os projetos selecionados vão agora contar com uma orientação científica que integra, entre outros elementos, representantes da Ordem dos Arquitetos – Conselho Diretivo Regional do Norte e Conselho Diretivo Regional do Sul.

O Programa Millennium de Bolsas de Investigação «Cidade e Arquitetura» é promovido pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitetos, e conta com o apoio da Fundação Millennium BCP e de um conjunto de municípios, entre os quais o de Vila Nova de Gaia. 

Este programa terminará com a realização de uma exposição itinerante de apresentação final dos trabalhos realizados, que irá passar por todos os municípios apoiantes e aderentes.