Concurso para nova ponte com três finalistas
Notícias e Destaques 18 Out 2021 Concurso para nova ponte com três finalistas Ligação sobre o Douro integrará nova linha de metro

A Metro do Porto deu a conhecer publicamente, a 18 de outubro, os três finalistas da primeira fase do concurso público de concessão da nova ponte sobre o rio Douro, que fará parte da segunda linha de metro entre Gaia e Porto, ligando Santo Ovídio e Devesas ao Campo Alegre e à Casa da Música.

Num concurso que recebeu 28 propostas, os finalistas são três gabinetes portugueses de engenharia. O júri do concurso atribuiu o primeiro lugar ao consórcio liderado por Edgar Cardoso: Laboratório de Estruturas. Este projeto, que receberá um prémio de 150 mil euros, propõe uma solução tipo pórtico com escoras inclinadas, com betão como principal material e uma altura superior à da Ponte da Arrábida, também da autoria de Edgar Cardoso. Com poucos apoios nas encostas das duas cidades, o projeto terá um prazo de execução de 970 dias e uma estimativa orçamental de 50,5 milhões de euros.

O segundo lugar foi atribuído ao projeto do consórcio liderado pela COBA, que receberá um prémio no valor de 100 mil euros. Este projeto apresenta uma solução de arco com tabuleiro a nível intermédio, com pilares de betão armado nas encostas e pilares metálicos sobre o arco, sendo que as partes metálicas do arco, tabuleiro e pilares serão pintados de branco. Uma solução que apresenta um prazo de execução de 1.001 dias e uma estimativa orçamental de 62,8 milhões de euros.

Já o terceiro lugar foi atribuído ao consórcio liderado pela Betar – Consultores, que receberá um prémio de 50 mil euros. O projeto assenta numa solução de pórtico de pilares inclinados e assimétricos nas margens, com o tabuleiro a ser constituído por aço e betão e os pilares e encontros em betão armado, e tem uma estimativa de prazo de construção de 1.004 dias e um custo de 69,2 milhões de euros.

Tiago Braga, presidente da Metro do Porto, revelou que já foram aprovadas as condições da segunda fase do concurso público internacional, seguindo-se agora uma consulta aos vencedores que terá por base três critérios de avaliação: qualidade do trabalho de conceção (vale 50%), preço (20%), prazo de execução (30%). "Serão feitos os convites a estas três entidades no dia 3 de novembro”, explicou, acrescentando que a entrega de propostas está prevista para 18 de novembro e a publicação do relatório do júri para 30 de novembro. "A nossa intenção é proceder à adjudicação do trabalho de projeto de execução da nova ponte sobre o rio Douro para a travessia do metro do Porto, com as valências pedonais e ciclovia, a 7 de dezembro”, anteviu. Tiago Braga deixou ainda o compromisso da Metro no sentido de ter a nova ponte em funcionamento a 31 de dezembro de 2025.

Presente na cerimónia, o ministro do Ambiente destacou que este concurso foi "o mais desafiante que houve no mundo” e que os três finalistas têm projetos para "uma obra magnífica”. João Pedro Matos Fernandes salientou que a "bitola era alta”, mas que as 28 propostas apresentadas foram "de grande qualidade e surpreendentes”. Depois de afirmar "grande satisfação” por os projetos finalistas serem de gabinetes de engenharia civil portuguesa, Matos Fernandes declarou ser um "dia muito importante para o Porto e Gaia”, sublinhando que esta nova ponte sobre o Douro não teria sido possível sem as duas autarquias. "Porto e Gaia têm de facto dois presidentes que sabem bem o que é o futuro da mobilidade, que essa mobilidade tem de ser coletiva, elétrica e sem estes dois ilustres presidentes era impossível termos esta ponte”, concluiu.
Já o presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, admitiu que este foi um momento para "falar mais com a emoção do que com a razão” e salientou que as soluções apresentadas pelos finalistas não são apenas pontes, mas "obras de arte sobre o rio Douro”. Para o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, as três propostas vão ao encontro das expectativas da população.