Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi
Complexo Aquático da Lavandeira
Notícias e Destaques 27 Jun 2025 Complexo Aquático da Lavandeira já está em obra Equipamento inovador complementará a oferta de lazer e desportiva
Imagem da notícia
O início da construção do Complexo Aquático da Lavandeira foi assinalado, no dia 27 de junho, com o lançamento da primeira pedra do equipamento num terreno adjacente ao Estádio Municipal. A obra tem um prazo de execução de cerca de dois anos e resulta de um investimento de 10 milhões de euros do grupo espanhol Supera em terreno municipal, tendo a Câmara Municipal atribuído a concessão para a construção e exploração por um período de 40 anos.

No decorrer da cerimónia simbólica, João Perry da Câmara, representante da Supera em Portugal, assumiu "honra e prazer” por se ter concretizado esta parceria com Gaia, que descreveu como um "município de qualidade exemplar a nível nacional”. "Esta nova instalação vai constituir, seguramente, uma das mais emblemáticas do grupo, representa um investimento de mais de 10 milhões de euros, a criação de 100 postos de trabalho imediatos e, na continuação da sua normal exploração, garantirá mais 50 postos de trabalho”, destacou.  Para o responsável, o arranque desta obra, culminando um longo processo, "é a demonstração clara da fé, da crença, que a Supera tem no Município de Gaia”, que diz ter impressionado pela "eficácia e capacidade dos serviços que o Senhor Presidente lidera”. "O nosso objetivo é ajudar os cidadãos de Gaia a viverem melhor, permitirmos às famílias de Gaia passarem a ter acesso a uma prática desportiva que melhorará significativamente as suas vidas. Para a Supera, é uma honra e um prazer participarmos neste projeto”, concluiu.

Para o presidente da Câmara Municipal, este complexo representa "um equipamento magnífico e "muito bem instalado” neste espaço. "No fundo, aquilo que fazemos é, em alguns locais de domínio público, optar por ter equipamentos que servem as pessoas e este cantinho, digamos, assim, do Parque da Lavandeira passa a dar um novo fôlego a esta zona, onde já temos o estádio, o pavilhão, o Centro de Alto Rendimento, o parque público, integrando isto num equipamento mais alargado que serve as pessoas”, acrescentou Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca destacou, também, a certeza de que "este equipamento vai ser de referência para nós, para o portefólio da Supera, mas também de que temos margem para crescer”. E, aludindo ao modelo de parceria que permitiu a construção e exploração deste complexo, afirmou: "o concelho de Vila Nova de Gaia tem potencialidades para continuar a crescer, assim nós tenhamos esta visão descomplexada – a Câmara tem a sua missão, tem de fazer coisas de que não abdica. Mas tem, também, de olhar para o mercado e fazer coisas em parceria. A Câmara não tem de ser a dona de tudo isto, não tem de ser a líder, a pujante detentora dos equipamentos, tem, sim, em muitos casos, de ser o motor das relações interinstitucionais entre o público, o social e o privado. E é isso que aqui temos hoje”, concluiu.

O Complexo Aquático da Lavandeira incluirá um tanque com oito pistas, seis das quais de 25 metros e com características adequadas para atividades formativas, e duas de 50 metros, para formação avançada; e ainda um tanque de aprendizagem infantil, com uma pista de dez metros e uma zona spa (com jacuzzi, sauna e banho de vapor). Albergará, também, um ginásio com mais de mil metros quadrados, quatro salas de aula de grupo polivalentes, uma ludoteca, um parque de estacionamento para 150 veículos, uma piscina exterior com zona de solário e zona lúdico-desportiva.

Assim, dentro de dois anos nascerá, neste local, um equipamento inovador e sustentável, com condições excecionais para a prática desportiva e também para atividades lúdicas. Apesar de se tratar de um equipamento explorado por um operador privado, caberá à Câmara Municipal assumir a área social, nomeadamente a gestão e o patrocínio do uso por parte das escolas e associações locais.